Recentemente eu comprei um kit upgrade (placa mãe + memória + cpu) e veio com uma placa AMD690GM-M2.
Eu estava tentando instalar o Ubuntu 8.04 nesta placa, mas sem muito sucesso. Tinha colocado um HD de 40GB ligado na unica IDE disponível na placa e um combo gravador cd/dvd sata ligado numa das 4 portas sata da placa. O problema era que dava boot pelo cd normalmente até aquela tela onde você
escolhe o idioma e demais opções, mas ao dar entar para carregar o sistema, o ubuntu começava a carregar e travava depois de uns instantes.
Como não estava conseguindo com o live cd do Ubuntu 8.0.4, resolvi ir testando com outros cds do Linux que eu tinha disponível em casa.
Testei vários sem sucesso até que consegui dar boot com um live cd do OpenSuse com o KDE 4.1 ( kernel 2.6.25.11-0.1-default ), usando a opção failsafe que tem no menu da tela inicial do opensuse.
Então, já que deu certo, eu anotei as opções do kernel que ele usou e sai testando nas outras distros. As opções do kernel foram:
ide=nodma apm=off acpi=off noresume selinux=0 nosmp noapic maxcpus=0 edd=off
Usando as opções acima, entrando elas como opções do kernel na hora do boot, consegui carregar com sucesso os seguintes live cds:
OpenSuse com KDE 4.1 - kernel 2.6.25.11-0.1-default
Ubuntu 8.04 - kernel 2.6.24-16-generic
Mandriva One 2008 - kernel 2.6.24-4-desktop
Fedora 7 - kernel 2.6.21-1.3194-fc7
Destes, o unico que deu um probleminha foi o Fedora 7 (talvez por ser o mais antigo deles), que não colocou a resolução do video corretamente, daí o X não carregava de primeira, mas que foi facilmente corrigido usando o utilitário "setup" na linha de comando e reconfigurando o X. Fora isto, foi tudo ok, todo hardware detectado.
Depois de instalar o linux no HD (instalei o Ubuntu e o Mandriva), o Mandriva já adicionou algumas opções para o kernel na configuração do grub de forma automática, enquanto que no Ubuntu eu tive que editar o arquivo e colocar as mesmas opções que tudo ficou ok.
Outros live CDs que tinham o kernel anterior ao 2.6.21 não teve sucesso, ou seja travavam e não reconheciam o cd sata, mesmo usando as opções acima.
Espero que isto ajude a quem estiver enfrentando alguma dificuldade em instalar o Linux em máquinas com esta placa mãe.
Até mais e sucesso!