PHITRONICS

Esse forum é para todos os cliente Phitronics que possuem dúvidas sobre as placas ou sugetões para melhorias das mesmas.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 
 

 Compatibilidade entre Memorias e Processadores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 412
Data de inscrição : 04/06/2008

MensagemAssunto: Compatibilidade entre Memorias e Processadores   Sex Jan 28, 2011 9:42 am

Muitas Pessoas acabam tendo esse problema quando utilizam Memorias RAM DDR3 com Processadores AMD com o Soquete AM2/AM2+, mais o mesmo não ocorre quando se utiliza processadores AM3.

Dai vem a pergunta, Por que isso aconteçe?

Vamos entender a questão.

A memória é controlada por um circuito chamado controlador de memória. Este circuito está fisicamente dentro do chipset (chip ponte norte – ou MCH, Memory Controller Hub, Hub Controlador de Memória, que é como a Intel chama este chip –, para sermos mais específicos), no caso dos processadores Intel, e dentro do processador, no caso dos atuais processadores da AMD (ou seja, processadores baseados na arquitetura AMD64 em diante: Athlon 64, Phenom, etc; processadores da AMD mais antigos, como o Athlon XP, usavam o mesmo esquema dos processadores da Intel).

A memória RAM é conectada ao controlador de memória através de uma série de fios. Esses fios são divididos em três grupos: dados, endereço e controle. Os fios do barramento de dados são responsáveis por transportar os dados que estão sendo lidos (ou seja, dados que estão sendo transferidos da memória para o controlador de memória e então para o processador) ou escritos (ou seja, transferidos do controlador de memória para a memória RAM, vindos do processador). Os fios do barramento de endereços dizem aos módulos de memória onde exatamente (isto é, em qual endereço) os dados precisam ser lidos ou armazenados. Os fios de controle enviam comandos para os módulos de memória dizendo a eles que tipo de operação deve ser feita – por exemplo, se é uma operação de escrita (armazenamento) ou leitura. Outro fio importante presente no barramento de controle é sinal de clock da memória. Nós resumimos esta idéia na Figura 1. Nosso desenho é baseado em um micro com processador Intel. Em processadores da AMD o controlador de memória está dentro do próprio processador e conseqüentemente o barramento de memória parte diretamente do processador sem qualquer “intermediário”.



As velocidades (clocks), capacidade máxima e tipos (DDR, DDR2, DDR3, etc) de memória que um micro pode aceitar é definido pelo chipset (Intel) ou pelo processador (AMD). Por exemplo, a instalação de memórias DDR3 em micros equipados com processadores Intel dependerá do chipset (e a placa-mãe deve ter o tipo certo de soquetes de memória) e não do processador. Micros equipados com processadores AMD atualmente não podem trabalhar com memórias DDR3 porque o controlador de memória integrado nesses processadores não reconhece este tipo de memória.

No que diz respeito ao clock, se o controlador de memória for capaz de gerar apenas um clock de, digamos, 667 MHz (333 MHz x 2), suas memórias DDR2-800 funcionarão a 667 MHz neste caso. Esta é uma limitação física do controlador de memória. Normalmente você verá este tipo de limitação apenas em micros equipados com processadores Intel, já que os processadores da AMD reconhecem memórias DDR2 até 800 MHz (processadores soquete AM2) ou até 1.066 MHz (processadores Phenom soquete AM2+).

Outra coisa interessante refere-se à quantidade máxima de memória que o micro pode reconhecer. A maioria dos processadores Intel tem um barramento de endereços de 32 ou 36 bits (aqui estamos nos referindo ao barramento de endereços disponível no barramento externo do processador, ou seja, em seu barramento frontal (FSB, Front Side Bus). Isto permite ao processador reconhecer até 4 GB (2^32) ou 64 GB (2^36) de memória, respectivamente. Mas como é o controlador de memória quem irá acessar a memória (e não o processador diretamente), este componente poderá limitar a quantidade máxima de memória que o seu micro pode ter. Por exemplo, os chipsets Intel P35 e G33 podem acessar até 8 GB de memória RAM (2 GB por soquete de memória). Além disso, o fabricante da placa-mãe pode não disponibilizar soquetes de memória suficientes na placa de modo obter a quantidade máxima de memória RAM que o processador pode teoricamente acessar. Por exemplo, se um fabricante produz uma placa-mãe baseada no chipset Intel G33 com apenas dois soquetes de memória, a quantidade máxima de memória que você pode ter é de 4 GB (2 GB por soquete), mesmo o chipset sendo capaz de acessar até 8 GB.


Resumindo :

Como a Intel Utiliza o Controlador de Memoria fora do Chip do Processador, o mesmo trabalha identificando a frequencia de Memoria, e outras informações independentemente do Processador, fazendo assim que, ao colocar memorias de Frequencia maior que o FSB do processador, geralmente DDR3, os dois consiguam trabalhar normalmente.

Isso já não ocorre com os processadores Atuais da AMD, pois o Controlador de Memorias fica dentro do processador.
Por isso que ao adicionar uma memoria DDR3 junto a um processador AM2/AM2+, os mesmo não funcionam, pois o controlador de memorias que esta dentro do processador não esta preparado para suporta tal frequencia.

Retirado do Forum : Clube do Hardware

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-Voce-Precisa-Saber-Sobre-Memorias-Dual-Channel/673
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://phitronics.forumbrasil.net
 
Compatibilidade entre Memorias e Processadores
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Brasil} Helicóptero desaparece entre Campinas e Guarujá
» Dúvida entre LGA2011 X Z77 1155, Qual?
» Corujão PSB - Só poste aqui entre 1 e 6 da manhã!
» PlayStation Vita receberá compatibilidade com mais de 100 clássicos do PSOne semana que vem.
» Diferença entre selo MINT e NOVO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
PHITRONICS :: Plataforma AMD :: N68C-M-
Ir para: