PHITRONICS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PHITRONICS

Esse forum é para todos os cliente Phitronics que possuem dúvidas sobre as placas ou sugetões para melhorias das mesmas.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Instalando Linux na AMD690GM-M2

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
linux2008




Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/08/2008

Instalando Linux na AMD690GM-M2 Empty
MensagemAssunto: Instalando Linux na AMD690GM-M2   Instalando Linux na AMD690GM-M2 EmptySex Ago 22, 2008 10:29 am

Recentemente eu comprei um kit upgrade (placa mãe + memória + cpu) e veio com uma placa AMD690GM-M2.

Eu estava tentando instalar o Ubuntu 8.04 nesta placa, mas sem muito sucesso. Tinha colocado um HD de 40GB ligado na unica IDE disponível na placa e um combo gravador cd/dvd sata ligado numa das 4 portas sata da placa. O problema era que dava boot pelo cd normalmente até aquela tela onde você

escolhe o idioma e demais opções, mas ao dar entar para carregar o sistema, o ubuntu começava a carregar e travava depois de uns instantes.

Como não estava conseguindo com o live cd do Ubuntu 8.0.4, resolvi ir testando com outros cds do Linux que eu tinha disponível em casa.

Testei vários sem sucesso até que consegui dar boot com um live cd do OpenSuse com o KDE 4.1 ( kernel 2.6.25.11-0.1-default ), usando a opção failsafe que tem no menu da tela inicial do opensuse.

Então, já que deu certo, eu anotei as opções do kernel que ele usou e sai testando nas outras distros. As opções do kernel foram:

ide=nodma apm=off acpi=off noresume selinux=0 nosmp noapic maxcpus=0 edd=off

Usando as opções acima, entrando elas como opções do kernel na hora do boot, consegui carregar com sucesso os seguintes live cds:

OpenSuse com KDE 4.1 - kernel 2.6.25.11-0.1-default
Ubuntu 8.04 - kernel 2.6.24-16-generic
Mandriva One 2008 - kernel 2.6.24-4-desktop
Fedora 7 - kernel 2.6.21-1.3194-fc7

Destes, o unico que deu um probleminha foi o Fedora 7 (talvez por ser o mais antigo deles), que não colocou a resolução do video corretamente, daí o X não carregava de primeira, mas que foi facilmente corrigido usando o utilitário "setup" na linha de comando e reconfigurando o X. Fora isto, foi tudo ok, todo hardware detectado.

Depois de instalar o linux no HD (instalei o Ubuntu e o Mandriva), o Mandriva já adicionou algumas opções para o kernel na configuração do grub de forma automática, enquanto que no Ubuntu eu tive que editar o arquivo e colocar as mesmas opções que tudo ficou ok.

Outros live CDs que tinham o kernel anterior ao 2.6.21 não teve sucesso, ou seja travavam e não reconheciam o cd sata, mesmo usando as opções acima.

Espero que isto ajude a quem estiver enfrentando alguma dificuldade em instalar o Linux em máquinas com esta placa mãe.

Até mais e sucesso!
Ir para o topo Ir para baixo
msastrofisica




Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/10/2008

Instalando Linux na AMD690GM-M2 Empty
MensagemAssunto: Linux2008   Instalando Linux na AMD690GM-M2 EmptySex Out 24, 2008 7:40 pm

Belíssimo post.

Tive o mesmo problema que você, também fiz um upgrade no meu pc (MB+proc+mem) e quando fui instalar o linux de pau.
Usando os parâmetro que você passou para o boot, consegui instalar o hubuntu 8.04, foi muito bem.
So que há um problema, o pc não desliga direto e nem as usbs traseiras funcionam. Isso esta relacionado ao acpi=off e apm=off
O problem é que quando ligo eles o pc não da o boot.

Alguma idéia para resolver o problema?

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
 
Instalando Linux na AMD690GM-M2
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» INSTALANDO CABO AUDIO
» Instalando a placa PCI Express
» Drivers Linux
» ESPELHO AMD690GM-M2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
PHITRONICS :: Plataforma AMD :: AMD690GM-M2-
Ir para: